domingo, 30 de setembro de 2007

Três hipóteses

1ª - Menezes terá um percurso muito parecido com Ribeiro e Castro, sendo um líder provisório que a ausência do parlamento vai acabar por se notar. No entanto o regresso de Marques Mendes não parece muito provável, pelo menos para breve.
2ª - Este Luís vai conseguir fazer aquilo que o outro Luís não conseguiu: oposição.
3ª - O autarca de Gaia vai fazer uma má oposição ao governo, mas ao mesmo tempo não vai ter oposição interna no PSD e o seu partido sofrerá outra grande derrota em 2009.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O mito do acesso à Ordem

Era uma vez uma academia que vivia com o medo do fantasma Bolonha. Entre muitas coisas que se diziam, uma delas é que o acesso às profissões ditas forenses iria ficar muito complicado, isto num curso em que uma grande maioria dos alunos sonha vir a exercer advocacia. Havia quem jurá-se a pés juntos que seriam obrigatórios um ou mais anos de "mestrado", ou mais correctamente 2º ciclo de Bolonha, para conseguir o ingresso na Ordem dos Advogados - o terror estava instalado.
No entanto, estre problema não havia sido criado por Bolonha, mas sim pela própria Ordem dos Advogados, que há vários anos anda a aplicar uma política de blindagem ao acesso dos jovens licenciados à advocacia, sem conseguir compreender que se o estado não tem o poder de decidir quem deve exercer uma profissão, não é uma ordem profissional que o deve ter. Quanto ao facto de existirem maus advogados, os mesmos se desrespeitaram alguma norma devem ser alvos de acções disciplinares por parte da Ordem, se forem simplesmente maus o mercado fica encarregue dos excluír.
Mas parece que este problema está prestes a desaparecer, segundo notícia o Diário Económico "as ordens profissionais vão deixar de poder realizar exames de acesso à profissão, tendo de aceitar como inscritos todos os licenciados". Um dos responsáveis por este diploma é o Professor Vital Moreira que vai mais longe, excluíndo desde já a hipótese de as ordens poderem estabelecer qualquer tipo de numerus clausus, nem qualquer tipo de acreditação de cursos superiores já reconhecidos pelo estado.
O meu único receio é que durante o debate parlamentar esta lei veja alterado qualquer um dos seus pontos basilares, espero que o governo em que eu votei tenha pulso firme neste assunto e não altere uma única vírgula ao diploma. Só um governo de esquerda como este teria a coragem de enfrentar todos o lobys das ordens profissionais, dando um tratamento justo ao jovens licenciados, que logo após o término do seu curso poderão começar a exercer a sua profissão - Parabéns Partido Socialista!

Ontem foi noite de Police e A5

O que vi do concerto até foi bom, talvez até tivesse sido melhor, não fosse a polícia ter cortado as saídas da auto-estrada para o Jamor - Foi uma ideia inteligente, até só provocou filas de duas horas.

domingo, 23 de setembro de 2007

Tenista de sofá

Estou a dar-me muito bem com o desporto, mai concretamente com o ténis. Pensam que é mentira? Nem por isso - chama-se Tennis Grand Slam não precisa de instalações demoradas, não me ocupada espaço no disco e tem uns gráficos brilhantes. Adoro o desporto.

O regresso de Santana

Cometi o lapso de afirmar que o site da Aliança Democrática Portugal tinha saído de circulação, mas de facto não é verdade, o mesmo está activo embora não tenha qualquer actualização há alguns meses. Na verdade, ainda ninguém sabe se Santana Lopes está metido nisto, ou se pelo contrário se trata apenas de um projecto pessoal do seu antigo assessor Ricardo Alves Gomes.
No entanto, parece que Santana não esqueceu mesmo o PSD, assumindo agora a possibilidade de líderar a bancada parlamentar, papel no qual até foi considerado várias vezes com um especialista - para quem acha que esta candidatura está perdida à partida, não se esqueçam de que foi ele a fazer a lista de deputados.

sábado, 22 de setembro de 2007

O marxismo revisitado

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Os Mourinhos do nosso Portugal

Se calhar vale mesmo mais a pena ser temido do que admirado, já dizia o italiano - e eu cada vez gosto menos de Itália.

O mundo contra Mendes

Na entrevista ao Rádio Clube Português dada hoje por Luís Filipe Menezes, o mesmo confessou ter sido convidado por um dos três dirigentes da campanha de Mendes para um jantar conspirativo que visava o derrube do actual líder.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

O partido da méritocracia

Depois do site do pseudo-partido a ser fundado por um assessor de Santana Lopes ter desaparecido de circulação, parece que nasceu um novo movimento com ambição de se tornar partido, chama-se MMS (Movimento Mérito e Sociedade) e não se define nem como sendo de esquerda, nem de direita - vamos lá saber o que pode sair daqui. Aguardamos que o MLS (Movimento Liberal Social) também se transforme em partido e o Carlos Amaral Dias concorra a presidente da república.

Os extremismos

Ontem antes de dormir decidi ler um bocadinho do "O prazer da política", uma série de entrevistas a Daniel Cohn-Bendit. Existe uma parte onde o agora ecologista é questionado sobre a ascensão da extrema-direita em França e também na Alemanha. Inteligentemente Dany segue o melhor dos raciocínios políticos: integrar os partidos extremistas no sistema político é a melhor forma dos calar e lhes tirar força.
Exemplo disso mesmo é o facto da extrema-direita mais forte da Europa ser a Frente Nacional de Le Pen, talvez os 15% que o mesmo chegou a atingir numas eleições presidenciais sejam explicáveis pelo facto do seu partido ter visto sempre blindada a sua entrada no parlamento. Os partidos fora do sistema têm sempre uma maior possibilidade de crescimento e o seu radicalismo tende sempre a manter-se, desde o momento em que se integram no sistema do poder, têm sempre muita dificuldade em lidar com ele e acabam por se enfraquecer e moderarem a sua agenda política.
O mesmo fenómeno passou-se em Portugal, desde do momento em que a extrema-direita entrou no jogo partidário através do PNR, os skinheads, salvo raras excepções, deixaram os pequenos delitos de rua e agora dedicam-se a transmitir uma ideia de credibilidade e amadurecimento do movimento.
Com a extrema-esquerda o percurso não foi muito diferente, vejamos por exemplo o Bloco de Esquerda que mudou radicalmente o seu discurso nos últimos anos, tenta captar cada vez mais o seu voto ao centro e abandonou os chavões e a rubra cor comunista, para passar a ter um discurso mais responsável e se deixar tingir pelo verde da ecologia, que aliás serviu de mote a Sá Fernandes nas eleições intercalares em Lisboa - aliás o Dany de que falo também abandonou o maoísmo de 68, para se deixar tingir pelo verde da ecologia e se sentar, há vários mandatos, numa confortável cadeira do parlamento europeu.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

O Soco Lari

Acho piada que o Nuno Ramos de Almeida defenda intransigentemente o futebol e diga que a selecção de rugby tem "muitos betos", não me interessa se os tem ou deixa de ter, tal como não me interessa que a maior estrela da selecção de futebol portuguesa use dois brincos brilhantes e madeixas no cabelo. O que gostava de ver debatido é o facto do nosso país continuar a vibrar com os jogos de futebol e ao mesmo tempo relegar os jogos de basquetebol para a RTP2 e a selecção de rugby para transmissões em canal codificado - Mas este não é o problema.
Um país que vive a reboque do futebol e com intelectuais que se divertem a comentar os jogos, não pode ter futuro. Os jornalistas e os intelectuais deveriam ser os primeiros a exigir que o nosso povo se interesse por aquilo que uma cultura superior nos tem para oferecer. Este trabalho deveria começar nas escolas, que para além de promover a formação profissional dos estudantes e o seu bem-estar físico, deveria em primeiro lugar assegurar um nível cultural mínimo a ser exígido aos estudantes - o segredo está em ensinar a arte e desculpem para mim o futebol não é uma arte.

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Diário de um skin

A extrema-direita espanhola teve um forte abalo há pouco tempo, fruto de um trabalho jornalístico de António Salas (pseudónimo) que se infiltrou no movimento skinhead do nosso país vizinho, tendo militado em partidos políticos, grupos skinheads, a claque de futebol ultrassur (claque do Real Madrid) e tendo escrito e participado em diversas revistas, chats e fóruns on-line. Acompanhou também os seus aparentes camaradas em diversas caçadas nas ruas de Madrid, para além de outros encontros ideológicos e concertos de música Oi! e de RAC (Rock Against Comunism).
.
Aqui podemos ver todas as ligações do movimento neo-nazi espanhol às claques de futebol, ao paganismo, ao islamismo radical, a associações culturais e partidos políticos que aparentemente se afastam do movimento skinhead. Para além disso podemos adquirir uma visão cultural e sociológica destes grupos de jovens, podemos ficar a conhecer os seus meios de difusão ideológica, nomeadamente através da música e do desporto.
.
Os nomes dos principais líderes são divulgados, a começar pelos dirigentes da Hammerskin, também presente em Portugal e dos seus tutores ideológicos, como por exemplo o autor pagão e espécie de líder espíritual do movimento nazi Miguel Serrano. São também descritos e vistos por dentro os mais importantes colectivos nazis mundiais como os Blood&Honour, ao que consta também presentes no nosso país e por exemplo os conhecidos KKK, que segundo o autor têm uma célula activa na Galiza.
.
À margem do que é conhecido pela opinião pública relativamente ao movimento skinhead, é divulgada a participação militante das mulheres skins, o culto religioso de Adolfo Hitler através do hitlerianismo, o satanismo praticado por ínumeros jovens radicais de direita e os negócios menos lícitos onde os skins estão envolvidos.
.
Todo este trabalho demorou cerca de um ano, descrito ao promenor ao longo de 358 páginas públicadas em português pela Livros d’Hoje através do título “Diário de um skin”. Esta investigação resultou também numa reportagem televisiva feita pela TV5. Todo o material está disponível nos seguintes links:
.

Trailer da TV5 "Diário de um Skin"
.
.
.
.
.
.
.
Antonio Salas Site Pessoal

domingo, 9 de setembro de 2007

Os nossos lobos

Foram mais de 10 000 os portugueses que se deslocaram ao estádio para ver a estreia de Portugal no mundial de rugby em França, a primeira selecção amadora a conseguir este feito, vinda de um país onde a modalidade não é nada apadrinhada, culpa dos governantes, mas também da medíocridade do nosso povo.
Neste estádio a nossa equipa composta por estudantes, advogados, empresários, médicos, publicitários e poucos, ainda muito poucos jogadores profissionais, conseguiu mostrar a sua garra e honrar as cores das camisolas portuguesas. Estes jovens não são alvo de mediatismo, não são idolatrados no seu país e tão pouco conseguem obter rendimentos com o deporto que lhes permitam viver numa bela mansão e ter o último modelo dos carros descapotáveis, talvez por isso demonstrem aquilo que o desporto tem de melhor, ao contrário do que acontece com o futebol.
Estes jovens conseguiram um feito admirável, no entanto não tiveram a honra de ver os seus jogos difundidos em canal aberto, ao contrário do futsal por exemplo que ainda hoje teve a transmissão da supertaça na SIC, a mesma estação que decidiu dedicar 1 minuto por dia, isso mesmo um minuto, à primeira selecção amadora de rugby a conseguir chegar a um mundial, que por acaso até é a portuguesa, prefere no dia do primeiro jogo de Portugal no mundial de rugby transmitir a final da supertaça de futsal.
Estou triste por viver num país que pára para ver um Portugal - Polónia, mas onde ninguém se interessa por uma selecção de rugby que está a competir com os melhores do mundo e por uma selecção de basquetebol que no campeonato europeu está a fazer um percurso brilhante. Fica um apelo para que o povo coloque a mão na consciência e reivindique o fim do provincianismo no nosso país.

Quem está em vantagem? (Eleições PSD)

Uma campanha interna à liderança de um partido político é sempre muito difícil de ser medida em qualquer tipo de sondagem. Muitas vezes a melhor forma de sabermos quem está em vantagem, mesmo quando se trata de directas, é saber quem é que os principais rostos do partido apoiam. Falo pois de deputados, presidentes de câmara, presidentes de junta, dirigentes das jotas e de outras estruturas paralelas – isto sem esquecer os presidentes de comissão política e os presidentes das distritais.

Sejamos francos e realistas são estas pessoas que “têm os votos”, que são ouvidas pelos militantes de base na altura de assinalar a cruz no candidato X ou no candidato Y. São estes que melhor conhecem a estrutura e a quem os candidatos a líder vão ouvir e pedir apoio. O militante de base, na esmagadora maioria dos casos, vai atrás destas pessoas.

Tratando-se de umas directas, ainda por cima extremamente mediatizadas e que vão contar com pelo menos um despique televisivo, as coisas podem não ser bem assim. No entanto, regra geral penso que podemos tentar avaliar as possibilidades de vitória de cada candidato, pelo número de apoios que têm.

Para esta tarefa utilizei a internet e os sites das candidaturas, sendo que Luís Filipe Menezes me dificultou bastante a minha tarefa por não ter os apoios bem esquematizados, como os que constam no site de Luís Marques Mendes. No entanto penso que podemos tentar ter uma ideia geral das coisas se tivermos em conta os números que de seguida vou analisar.

Neste momento o actual presidente do PSD tem o apoio de 32 deputados à A.R., sendo que o PSD tem um grupo parlamentar de 77 deputados, pondemos concluir que está longe der ser um líder consensual junto dos parlamentares sociais-democratas. Já no que diz respeito às câmaras municipais laranjas, o Dr. Marques Mendes tem actualmente o apoio formal de 106 dos 157 presidentes de câmara eleitos pelo partido laranja em 2005, quer sozinho quer em coligação. Desta forma forma cai aparentemente pela base o argumento de que os autarcas sociais-democratas estam mais virados para o seu congénere de Vila Nova de Gaia.

Ainda na análise à tendência de voto do poder local laranja, há um dado que vem ajudar a confundir as contas, que é o facto do PSD ser o partido em Portugal que tem mais presidencias de Junta de Freguesia, sendo de estranhar que das 2028 juntas conquistas em 2005 pelo PSD, quer sozinho ou em coligação, o actual líder do partido só conte actualmente no seu site com 228 apoiantes presidentes de junta. Também é verdade que muito provavelmente os responsáveis pela candidatura não tenham andado a contactar os dois mil e tal presidentes de junta para constarem na comissão de honra.

O que seria mais importante de analisar, seria o número de presidentes de secções que têm manifestado o seu apoio a cada uma das candidaturas, quanto a estes dados não os consegui contabilizar, mas pareceu-me que ambas têm um número bastante expressivo, com alguma vantagem novamente para Marques Mendes. Há ainda um outro dado a ter em conta, que é o facto de Alberto João Jardim e os seus 10 000 votos do PSD/Madeira estarem com o actual líder do partido, facto que levou Menezes a apontar baterias para os Açores mas, tendo em conta os 10 presidentes de câmara, 2 deputados e o presidente da distrital que apoiam Mendes, parece que a jogada não lhe correu muito bem.

Quanto à JSD , que devido ao facto de nos estatutos qualquer um dos seus militantes com mais de 18 anos ser obrigado a fazer parte também do partido, se torna uma força a ter em conta neste embate, parece-me que na maioria dos casos acompanhará a tendência de voto dos séniores do partido na sua secção. No entanto parece-me que ambas as candidaturas contam com destacados membros da jota nas suas fileiras, sendo que Mendes aparenta ter alguma vantagem neste campo, visto contar com o apoio de importantes membros da CPN e de nomes como Daniel Fangueiro (ex-presidente da jota) e Bruno Ventura (candidato derrotado no último congresso). Já os TSD parecem-me, a julgar pelo site da candidatura de Menezes, mais inclinados para o autarca do norte, sendo que esta fonte não é 100% fiável.

A julgar por estes dados e acrescentando o facto de vários presidentes de distritais já terem manifestado apoio ao actual líder, parece-me que Marques Mendes caminha a largos passos para uma vitória, que no entanto ainda não me parece completamente certa.

Resta agora a Menezes tentar capitalizar o máximo de votos dos militantes de base que não se revêm na actual estratégia de oposição ao governo PS, aproveitando-se do debate que irá ter na SIC-Notícias e dos inúmeros contactos que vai tendo com os militantes um pouco por todo o país. Para muitos poderá não ser o líder ideal, talvez por isso não manifestem publicamente o seu apoio, mas por outro lado poderá ser um mal menor ao descrédito a que foi parar o PSD de Marques Mendes.

As escolhas dos líderes do PSD sempre nos levaram a grandes surpresas, mas muitas coisas certamente ainda irão acontecer. No entanto, Marques Mendes parece estar em vantagem.

Vídeo da ExpressoTV - Análise de Filipe Santos Costa

Do PSD profundo with love (III)

Quando há debates isto é sempre a mesma coisa, há sempre algum candidato que é excluído, às pessoas só chegam as mensagens dos políticos que já têm expressão eleitoral para aparecer na televisão e o poder fica sempre com os mesmos. Podem até haver partidos de direita melhores que o CDS, partidos de esquerda melhores que o PCP, mas a televisão não quer ouvir mensagens - prefere analisar os números. Vejamos o caso de Castanheira Barros.

Do PSD profundo with love (II)

Do PSD profundo with love

Diário Digital

sábado, 8 de setembro de 2007

E esta?

TV "Aquela Opinião"

Alguns vídeos com interesse que importa divulgar. Inauguramos com o "My plans for 2008", com Barack Obama na primeira pessoa.

Nova Sondagem: Quem vai ganhar as directas no PSD?

Já podem votar aí do lado direito

Teimosias da direita conservadora

Terminou a sondagem ali do lado direito e o resultado foi o do costume. Mesmo perante a excelentes alternativas à governação do CDS/PP que eu apresentei, Portas teima sempre em ganhar.
Qual é o rosto que deveria líderar o CDS?

Paulo Portas
37%
Miguel Paiva (vereador de Vale de Cambra)
0%
O João! (ex-candidato à CM de Moncorvo)
6%
Baltazar Ferreira (o homem que ama Chaves!)
25%
Paulo Estêvão (Candidato à Freguesia de Queijas & Linda-a-Pastora)
31%

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Isto há cada coisa

Quem inventou isto do MJota2009? Parece um código de guerra. Que horror!

Afinal não é do PND, a oposição enlouqueceu toda

Eles já chamam "fascista" a Sócrates

Irresponsabilidade

O Partido Nova Democracia, ainda líderado por Manuel Monteiro, lançou hoje um comunicado intitulado "ausência de polícia pode vir a justificar a milícia", aqui podemos ler uma passagem muito interessante: "A situação actual pode conduzir os portugueses a terem de se defender por meios próprios atendendo à falta de confiança objectiva que todos passaram a ter no Estado e nas suas Instituições."
Isto para além de atentatório à ordem pública exigível a um estado de direito, consegue ultrapassar para lá de muito o razoável e o nível mínimo de seriedade que é exigível a um partido político, seja de esquerda ou de direita. Este incentivo à violência para além de ridículo é perigoso e leva-me a ter que fazer comparações com o pior que a extrema-direita tem pela Europa.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Hello June, hello Johnny!

Adeus Luciano



terça-feira, 4 de setembro de 2007

O Rugby e o Público

O Rugby2007 e a TV

Está prestes a começar o mundial de Rugby em França, no qual Portugal participa pela primeira vez, só é de estranhar que as televisões de sinal aberto que transmitem os jogos de futebol da selecção A, dos sub-21, dos sub-20 e dos sub-18 não transmitam os jogos desta modalidade - mais uma vez a Sportv vai tratar do assunto. Já agora onde está a RTP?

A luta contra os fogos

Dois anos de governo do Partido Socialista em Portugal e a DGRF (Direcção Geral de Recursos Florestais) vem anunciar que houve menos 11.280 ocorrências de fogo e arderam menos 156.660 hectares. Podemos concluir que que este valor é o mais pequeno dos últimos cinco anos.
Então e a oposição não quer falar disto?

sábado, 1 de setembro de 2007

Portas e o youtube

Paulo Portas criou um canal do CDS no youtube. A ideia é boa embora seja tudo menos original e peca ainda por um outro motivo, pelo facto do CDS ter agora um canal no youtube mas não ter um site digno de um partido político com representação parlamentar, por não ter um site dos seus deputados na assembleia da república, por não ter o seu jornal disponível on-line como todos os outros partidos e pela sua juventude ter um site que não é actualizado e que consegue ser do mais rudimentar que se encontra na internet partidária. Para além disso não existe nenhum fórum de discussão on-line do CDS, tal como não existe nenhum site dos seus eurodeputados, estranhamente ainda não se conhece nenhum deputado do partido que tenha um blog e os sites das estruturas locais do partido conseguem ainda ser mais rudimentares que o da JP.
Assim vai o partido dos "centristas".