sexta-feira, 8 de junho de 2007

Metabloguismo em crise?

José Pacheco Pereira veio recentemente, no seu blog, chamar a atenção para o facto da blogosfera estar a ficar cada vez mais pobre e menos fértil em verdadeira discussão política, seguindo, na maioria das vezes, a agenda da imprensa comum. O professor explica este fenómeno com a passagem dos bloggers para a imprensa, com este recente fenómeno, os estilos cruzam-se, a agenda é víciada e a blogosfera torna-se gradualmente em tudo aquilo que sempre críticou na imprensa.

De facto, é interessante constatar a quantidade de rostos que hoje são opinion makers na imprensa escrita e nas televisões, que começaram na blogosfera. Falo de excelentes bloggers como Pedro Lomba (DN e RTP-N), João Pereira Coutinho (Expresso) e Daniel Oliveira (Eixo do Mal). Mas também é preciso referir nomes com quem não simpatizo tanto, como o Adolfo Mesquita Nunes (agora nº 6 na lista de Telmo Correia à CML) e Paulo Pinto Mascaranhas (Atlântico), entre outros.

Não acredito que venha mal ao mundo se este fenómeno continuar a existir. Os bons comentadores da blogosfera devem efectivamente ter o seu palco na restante imprensa, é urgente que se renovem os rostos do costume, pois já não suporto andar há vinte anos a ouvir as opiniões do Miguel Sousa Tavares e do Nuno Rogeiro. No entanto, este alarme do JPP vem em boa hora, para lembrar a muitas pessoas que não se deve degradar mais ainda o conteúdo da blogosfera e que a mesma não pode viver a reboque das agendas ditadas pelo mercado jornalístico.

4 comentários:

AMN disse...

Caro João,
O meu percurso foi inverso, se é que pode falar-se de percurso. Filiado e dirigente da JC desde 1994, só aderi à blogosfera em 2004, 10 anos depois.
Quanto ao facto de não me apreciares tanto, espero que se deva apenas ao posicionamento partidário e não a qualquer desfeita que eu tenha feito!
Um abraço,
a.

João Gomes disse...

AMN,

Quando dei o teu exemplo, referia-me ao mediatismo que ganhaste com a blogosfera. Talvez o mesmo, e corrige-me se estiver errado, tenha premitido uma maior ascensão política, ou se preferires partidária. Com toda a certeza que tens mérito nisso, quando referi o facto de "não gostar tanto de ti", foi por e simplesmente te posicionares numa área política que me é estranha. Talvez muito à semelhança do Pedro Lomba, com a direferença de eu ter tido um contacto mais próximo com ele, por ter sido meu professor de ciência política.

Um abraço!

AMN disse...

Fico mais descansado quanto aos motivos pelos quais não me aprecias tanto!
Quanto ao meu percurso, percebo o que dizes mas não sei se tens razão. De certa forma, o meu nome é que ficou mais conhecido e podes seguir melhor o percurso. Por exemplo, saberes que sou o 6.º a Lisboa. Mas já antes tinha sido 4.º à AML por exemplo, lugar mais elegível.
Aliás, penso até que a blogosfera me pode ter trazido mais dificuldades, que eu não rejeito nem das quais me arrependo. Digamos que o sim ao aborto não facilita, não é? :)
Um abraço,
a.

João Gomes disse...

AMN,

Mais uma semelhança com o PL...

Um abraço,

JG