segunda-feira, 11 de junho de 2007

Políticos de combate - Zapata

Emiliano Zapata nasceu no México em 8 de Agosto de 1879 e ficou conhecido por ser um dos líderes da revolução Mexicana de 1910 contra Profírio Dias. Ao que consta, nesta época Zapata fez uma aliança secreta com o candidato da oposição, o capitalista liberal Franciso Madera. No entanto, mateve-se sempre fiel ao activismo indígena com fortes influências anárquicas, liderando o Ejército Libertador del Sur.

Devido às derivas capitalistas do governo de Madera, Zapata voltou a reorganizar o seu exército. O governo do México passou pouco tempo depois a ser líderado por Victoriano Huerta assumido profirista, que posteriormente foi derrobado por Venustiano Carranza líder do exército constitucionalista e que foi apoiado por Zapata. Após a queda do profirista, Carranza organizou um convenção para que se escolhe-se um novo líder de governo. Emiliano Zapata, fiel aos seus ideais, recusou-se a comparecer na mesma por nenhum dos nomes apresentados ter sido eleito pelo povo.


Carranza acabou por se tornar líder do governo. Nesta altura, o exército zapatista continua activo e Emiliano continua a reivindicar uma reforma agrária no México e a defesa do povo indígena. Em 9 de Abril de 1919 é assassinado e o Exército Libertador do Sul acaba por se desintegrar. Anos depois o presidente Lázaro Cárdenas, finalmente decide fazer uma reforma agrária nacional.

O legado zapatista continua bem vivo, principalmente na América do Sul. Prova disto mesmo é a existência do Exército Zapatista de Libertação Nacional, sediado no estado de Chiapas, o mais pobre de todo o México, e que é líderado pelo segundo-comandante Marcos. Este exército é não-violento e tem levantado a sua voz na defesa dos indígenas, sendo que todos os seus comandantes são índios maias. O EZLN considera-se parte do movimento anti-globalização.
O último momento de maior visibilidade do movimento zapatista, foi em 1994 quando armados desceram das montanhas de Chiapas para gritar “Ya basta!” contra o NAFTA (acordo de livre comércio entre México, Canadá e E.U.A), que foi criado nesse mesmo dia.

Fonte principal: wikipédia

Sem comentários: