segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Pequenos partidos em risco

Muitas vezes crítico o meu partido, principalmente quando acho que não está a agir em conformidade com os seus dois princípios basilares, o socialismo em liberdade e a democracia. Assim não posso deixar de mostrar a minha solidariedade para com os pequenos partidos, que correm o risco de serem extintos compulsivamente se não provarem, nos próximos três meses, que têm pelo menos cinco mil militantes.
O pluralismo democrático não pode ser atacado, como tal esta medida não pode ser acolhida pela sociedade cívil com a passividade que estamos a ver - falamos de dezenas de milhares de pessoas, talvez centenas de milhares, que não se sentem representadas pelos 5 principais partidos e que de um momento para o outro, podem ser arrastadas para o voto em branco, ou até para a abstenção.
No entanto não podemos ser radicais ao ponto de não exigirmos mais e melhor aos pequenos partidos - muitos existem apenas para alimentarem egos pessoais, outros limitam-se a aparecer na altura das eleições, todos pouco se preocupam em ter uma verdadeira implementação a nível nacional, os que chegam à Assembleia da República pouco ou nada acrescentam ao debate parlamentar e não vemos nenhuma tentativa destes partidos se renovarem cativando novos militantes.
Na internet alimentam sites pobres, actualizados de longe a longe, que mais não são do que a montra da inactividade e passividade a que se resignaram os dirigentes dos mesmos - falta uma maior divulgação e discussão doutrinária, faltam mais acções de rua, faltam sites enérgicos e interactivos, faltam comunicados de imprensa, faltam rostos novos com vontade de mudar a sociedade política portuguesa e levar esses partidos para os pólos de decisão. Há mais humanistas do que os que estão no PH, há mais maoístas do que os que estão no PCTP/MRPP, há muitos mais monárquicos do que os militantes do PPM e existem mais regionalistas Açorianos do que militantes do PDA - divulguem o partido, construam ideias e os militantes vão aparecer.
Sei que muitos daqueles que vão passando por este blog não têm filiação partidária, como tal vou deixar os links para as fichas de adesão a estes pequenos partidos, para que aqueles que tenham vontade de lutar pelo ideário que defendem possam encontrar um novo meio - com isso ajudarão também a defender o multi-partidarismo português.
Fichas de Adesão:

4 comentários:

Tiago Cabanas Alves disse...

Falta te aqui o PNR. És mesmo pouco democrático. Caso o fosses defenderias também a existência de uma força política proveniente da extrema direita; assim como fazes com as forças da extrema esquerda.
Justificas me esse desrepeito?

Tibério Dinis disse...

Parabéns João, excelente post no regresso à actividade.

David disse...

Excelente iniciativa.

João Gomes disse...

Tiago,

Como sabes não reconheço legitimidade a um partido que não foi constituído legalmente e muito menos democraticamente. Não sei se sabes mas o PNR nasceu do antigo PRD, que nada tinha de extrema-direita. Um dia que deixem as suas ligações perigosas a grupos de skinheads e claques de futebol, talvez eu comece a reconhecer credibilidade ao mesmo.

Um abraço.

PS- Muito obrigado tibério e atreides!