segunda-feira, 7 de maio de 2007


Depois de uma prolongada ausência, devidamente justificada com a campanha para o Conselho-Geral fundador da AAUL, estou de volta. Voltei antes mesmo das eleições, só para comentar o resultado eleitoral das eleições regionais na Madeira. Mais uma vitória de Alberto João Jardim, desta vez maior do que é costume, e mais uma derrota da democracia. No fundo, o normal lá na ilha.

Os resultados foram os seguintes:

Alberto João Jardim reforçou a sua maioria absoluta e a sua birra vençou. Os Madeirenses voltaram a eleger o senhor que recentemente, em pleno período de campanha eleitoral, inaugurou 200 metros de estrada, para pagar um favor à senhora que tomou conta dos seus filhos. Que dizer? No mínimo genial. Estaram agora todos os eleitores do PSD-M a pensar que o governo do continente alterará a Lei das Finanças Regionais, mas não. A resposta do PS e do seu governo é: nem pensar.

De que valeu então todo este fogo de artifício na Madeira? De nada. Temos agora menos oposição e um PS muito mais enfraquecido, a Lei das Finanças Regionais contiuará na mesma e gastamos todos mais uns milhões de euros numas eleições, que mais não são do que uma birra do Dr. Alberto João Jardim. Birra ou talvez não - ou será que com isto o presidente do GRM queria tentar ficar mais 2 anos no poder, do que era previsto, com a nova lei da limitação dos mandatos?

Quanto à oposição, está tudo na lama. O PS continua sem conseguir denunciar os tiques de autoritarismo do regime madeirense e viu o seu grupo parlamentar substancialmente reduzido, no meio disto também a JS perdeu o seu lugar parlamentar. O Bloco de Esquerda começa a perceber que a mudança de UDP para BE não resulta na Madeira, tendo perdido um assento parlamentar e ficado apenas com um deputado na ALR. O PCP e o PP mantiveram o número de deputados e conseguiram um resultado aceitável.

Continuando na oposição, vamos então às surpresas da noite. A primeira surpresa, não muito surpresa, é a eleição de um deputado pelo MPT. Candidatura esta que resultou de uma cisão no PS-Madeira e que como tal, não torna este resultado assim tão surpreendente. A força política que me deixou verdadeiramente surpreso, foi o partido Nova Democracia que, concorrendo pela primeira vez à ALR, elegeu Baltasar Aguiar. Esta campanha foi verdadeiramente inovadora e recorrendo ao humor e a uns modestos 10 mil euros de fundos, trouxe uma lufada de ar fresco ao cinzentismo da oposição no arquipélago. Com a abertura do CDS de Paulo Portas ao centro e com vazio político que é deixado na direita, parece-me que esta é apenas a primeira vitória do partido liderado por Manuel Monteiro.

3 comentários:

hm disse...

bom blog de auto promoçao, comentários esbatidos e alguma presunção. hugo

João Gomes disse...

Bg,

A tua coragem esconde-se sempre atràs de um nick? ou da máscara do primeiro nome? Aqui quando se crítica, assume-se.
Já agora presunção é vires para aqui dares opinião, sem ninguém te pedir.

a.pacheco disse...

Caro Gomes, os resultados do Bloco foram negativos, sobretudo derivado ao resultado na cidade do Funchal.

No entanto erra, o Bloco tinha UM deputado no Parlamento Regional e
mantem-mo