sábado, 19 de janeiro de 2008

É o que se chama uma reunião Alegre, desculpem animada! queria mesmo dizer animada!

"A reunião que Manuel Alegre marcou para Fevereiro com os seus apoiantes que são militantes do PS tem como objectivo reorganizar a ala esquerda do partido, que se tem apresentado dispersa depois das eleições presidenciais em que o actual deputado do PS obteve 20,74%, contra 14,3% do candidato oficial do PS, Mário Soares.
O encontro reunirá socialistas de norte a sul do País que estiveram nas eleições presidenciais ao lado de Manuel Alegre, afrontando nessa altura a direcção do partido. E vai servir para reflectir sobre as estratégias de futuro deste grupo que, em Janeiro de 2005, valeu um milhão de votos, em confronto com a máquina do PS.
Na sequência das eleições presidenciais foi fundado o MIC - Movimento Intervenção e Cidadania. Vários núcleos foram criados por todo o país, mas as acções do Movimento têm tido até ao momento pouca visibilidade pública.
Com um Partido Socialista a governar mais à direita, uma parte do eleitorado socialista poderá não se estar a rever nas políticas actualmente aplicadas pelo executivo. A hipótese de um novo partido que possa aglutinar eleitorado socialista descontente com o Governo PS tem sido objecto de movimentações e conversas de bastidores."
Diário de Notícias

1 comentário:

Anónimo disse...

Camarada Alberto Martins

Vi ontem no Telejornal a sua intervenção sobre o Voto de Pesar feito pelo deputado do CDS-PP a propósito dos 100 anos do Regicídio. Gostaria de lhe dizer que discordo com a posição assumida pelo PS, no nosso partido há militantes monárquicos para além de republicanos e há simpatizantes do PS que são monárquicos. No mínimo podiam ter-se abstido da votação mas quiseram ter uma posição que é contra a esmagadora maioria da população portuguesa, o CESOP em 2002 fez uma sondagem onde 75% da população portuguesa condenava abertamento o regicídio. Pode pensar que estava em causa a Questão de Regime, pode pensar à vontade assim mas contradiz por completo os princípios humanistas que fazem parte do património de esquerda do PS. Nenhum ideal político ou religioso tem o direito de tirar a vida a quem quer que seja, ao pactuar com o Regicídio o PS está ao lado do Terrorismo. Gostaria de saber que posição o PS terá se infelizmente houver um ataque da Al-Queda em Portugal ?
Sinceramente é triste especialmente para o PS que se acha herdeiro do legado do Partido Socialista Português de Antero de Quental, o qual em 1909 foi chamado por El-Rei D.Manuel II para negociações a constituir um governo porque El Rei dizia “que o Partido Socialista era o partido que representava melhor a vontade do Povo”, desculpe que lhe diga mas com esta atitude no parlamento o PS traiu o seu legado. À 100 anos o PSP era uma coisa o PRP era outra.
A Casa que vossas excelências frequentam todos os dias antes de ser Assembleia da Republica era a Câmara dos Pares, vocês representam o Povo português e não a republica. Era a vida de um Chefe de Estado Legítimo que tinha sido tirada à 100 anos. Quanto ao 1 de Fevereiro e à legitimidade de D.Carlos, bem sabe que os Reis desde D.Pedro IV até D.Manuel II eram aclamados no Parlamento ou votados pelos deputados ( inclusive os republicanos ). Como o senhor é a favor da rectificação do Tratado de Lisboa pelo Parlamento então reconhece a legitimidade dos Reis Constitucionais de Portugal, o instrumento é o mesmo … O Parlamento.

Quanto à luta pela Liberdade, gostaria de lhe dizer que para além de Monárquico sou Militante Socialista, porque acredito no Estado Forte, na luta pelos mais desfavorecidos e votei favoravelmente a Lei do Aborto embora seja contra a liberalização total. Penso que só isto quê lhe disse me caracteriza como sendo de esquerda, quanto a ser monárquico e patriota a cor política não está em causa.
Na minha família existe uma tradição de mais de 100 anos pela luta pela Liberdade, a minha família também como o senhor é do Porto. Manuel Vilela meu avô esteve na comissão de Honra quando da candidatura de Humberto Delgado, foi preso duas vezes pela PIDE e era monárquico. Durante a 2ª Guerra Mundial prestou serviços aos Serviços Secretos Americanos com um louvor escrito pelo presidente do EUA, hasteava no seu jardim o Porto a Bandeira Americana. Além disso era um fervoroso simpatizante do Partido Democrata. A Luta pela Liberdade não é património do PCP como eles julgam, a luta pela Liberdade também é nossa mas para ela seja válida não pode colidir e nem pode contradizer os princípios da Esquerda Democrática que é frontalmente contra o uso de violência para atingir os seus fins.

Obrigado pela atenção

Rui Monteiro
Militante do PS nº34045

p.s. : Esta Carta é Aberta