terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Yes We Can - CHANGE

Nunca como há já muito tempo tinha visto a sociedade civíl americana tão mobilizada em torno de uma só pessoa, de um rosto que representa a verdadeira mudança - uma lufada de ar fresco na política internacional, um pacifista nato com postura, visão estratégica e que é, cada vez mais não o duvidem, acarinhado pelo seu povo.

A política e o mundo, um pouco por toda a parte, aguardam por mudança - todos juntos podemos fazer alguma coisa, como diz Obama no seu discurso: Yes We Can Change. Hoje é um dia decisivo para os E.U.A. e inevitavelmente para o mundo, é uma pedrada no charco para com este clima de insegurança internacional - é o florescer de uma nova dinâmica social, é o derrubar do racismo e dos preconceitos que abundam pelo mundo.

Mais que isso, é um sinal para uma Europa que cada vez mais perde o seu vínculo de ligação à esquerda social, herdeira de uma ideário fraterno e solidário - o sinal vem de onde mesmo se esperava, dos E.U.A. que agora gritam bem alto mudança. Esperemos que hoje o voto dos norte-americanos seja em Barack, é um sinal, um grande sinal - o mundo está a mudar.

Sem comentários: