segunda-feira, 31 de março de 2008

Novo projecto na blogosfera



Amanhã, não sendo mentira, iniciarei juntamente com vários amigos e outros conhecidos, um novo projecto que vai revolucionar o debate político na blogosfera. Falo de um projecto de dirigentes do PS, PSD, CDS e alguns independentes, que visa debater vários assuntos de âmbito político e cultural. O impacto na imprensa e na blogosfera tem sido muito.

Por este motivo o Aquela Opinião vai andar mais calmo, espero que não se admirem.

domingo, 23 de março de 2008

Indisciplina nas escolas

Ainda há alguns anos abandonei o ensino secundário, vindo de uma escola pacífica de uma pequena cidade do norte, rumo a Lisboa, mais propriamente à Faculdade de Direito de Lisboa. Já na época existiam problemas de indisciplina na minha e em outras instituições do ensino - mas nunca como me relatam agora, amigos e familiares professores.
A oposição diz que a culpa é do governo, a ministra não responde, as Federações de Associações Pais continuam a resumir-se à inutilidade que sempre as caracterizou e as Associações de Estudantes, que inúmeros Conselhos Directivos/Executivos, constituidos por professores, se dedicaram durante anos a destruirem, agora fazem falta - como meio para mediarem relações entre alunos e docentes.
Os professores nunca estiveram tão revoltados, quanto ao regime de avaliação com uma razão relativa, quanto à indisciplina com motivos, fundamentados, que devem fazer o governo agir, procurar soluções - nomeadamente para proteger os docentes e responsabilizar os familiares de alunos que não sabem e não querem estar na escola.
Falo como é óbvio do vídeo, o polémico vídeo de agressão a uma professora, que tem justamente revoltado as comunidades escolares, mas também a sociedade civíl em geral. Não consigo compreender como é que uma aluna com aquele comportamento, pode continuar a frequentar uma qualquer instituição de ensino, não consigo também perceber como é que a docente agredida e a escola em questão não agem judicialmente contra a estudante agressora - um tratamento rígido contra esta "sra." e contra quem filmou e divulgou o vídeo, deviam servir de exemplo, aos que no futuro tentem prevericar as regras da escola pública.
Não sei se o tratamento político deste problema deve passar por uma alteração do estatuto do aluno, se deve pelo contrário levar ao ressurgimento das Escolas de Correcção, ou se tudo isto pode ser substituido pela atribuição de mais poderes aos docentes. Quer me parecer, no entanto, que a solucção óbvia, como já o havia dito, passa indubitavelmente pela responsabilização dos Encarregados de Educação, que têm que começar a ser multados monetáriamente pelas irresponsabilidades dos educandos - só assim, infelizmente, os podemos fazer reflectir sobre o comportamente daqueles que deviam educar.

quinta-feira, 20 de março de 2008

Era bom de mais para ser verdade

Ao que parece Portugal tomará uma forte posição diplomática quanto à China, Cavaco Silva acabou mesmo por anunciar que não estará presente na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos - assim é que é um presidente, que não bate palmas a ditaduras e que se preocupa com a situação no Tibete, assim é que é um presidente com problemas de agenda - pois, afinal o Professor Cavaco Silva só não vai por causa de um problema de agenda. Felizmente a Europa não é toda igual e o Presidente do Parlamento Europeu, o alemão Hans-Gert Poettering, apelou aos lideres da UE para boicotarem o evento.

terça-feira, 18 de março de 2008

Da simbologia em especial

Atacar Menezes é natural para mim e para qualquer militante socialista, mas mais comum ainda é para os companheiros do PSD - mas agora parece-me tudo muito estranho. Atacar o pediatra pois é mau, isso parece-me bem, dizer que o mesmo não tem um rumo estratégico para o país e para o partido é evidente, agora não quererem deixar o pediatra alterar o símbolo é ridículo e é esse o nível de discussão a que os laranjinhas, agora azulados, chegaram. Não se lembram quando o Santana, agora número dois, alterou o símbolo para uma coisa redonda de feitio estranho? Então aí nem reclamou? Na verdade ambos são maus, não os símbolos, mas sim quem os alterou.

Os jogos olímpicos

Cada vez nos chegam mais notícias sobre a repressão chinesa ao povo tibetano, a resposta internacional é a intenção de se realizarem mesmo os Jogos Olímpicos na China - na minha opinião, errada. Ora então vejamos, ou a comunidade internacional está verdadeiramente preocupada com a situação no Tibete, ou então não quer saber - dizer que está e continuar a promover internacionalmente a ditadura chinesa através do desporto é que não, ou então esbarramos mais uma vez na hipócrisia, na mediocridade e em tudo aquilo que pode definir as relações políticas que o ocidente mantem com a RPC. Não têm vergonha?

American Beauty

"Segundo estudos independentes, só entre 2001 e 2003, Bush, Powell, Rumsfeld, Cheney, Condleezza Rice e mais membros da administração americana proferiram um total de 935 declarações falsas [sobre a guerra no Iraque]. Neste quadro de terror e mentira impunes, não deixa de ser chocante que, nos Estados Unidos, um governador seja forçado a demitir-se por ter mentido... sobre a sua vida sexual."

Manuel António Pina, "Jornal de Notícias", 17 de Março de 2008

segunda-feira, 17 de março de 2008

O fenómeno cultural Júlia Pinheiro

Hoje liguei a televisão e estava a dar o programa das tardes da TVI, por entre uns concursos para dar a ganhar uns trocos e sacar uns impulsos telefónicos chorudos, houve também debate - o tema era quente: os conflitos familiares. Durante o programa a Júlia, espelho de um país que vê televisão à tarde, recebeu familias que por causa de motivos económicos e não familiares - trocaram acusações, relataram os conflitos judiciais em curso e no fim tudo ficou na mesma para estes pobres desgraçados, que na sua ingenuídade, ou fome de protagonismo, se sujeitaram a aparecer na caixa mágica.
Estamos agora no intervalo e a Júlia promete para a segunda parte os mais quentes desenvolvimentos do país cor-de-rosa. Infelizmente foram este tipo de coisas que os 15 anos da TVI nos trouxeram.

Socialismos

Para os socialistas lisboetas que acreditam que é preciso fazer melhor é preciso ver aqui. Outros socialistas os há pelo país que se preocupam com a juventude. Por fim para quem gosta de política internacional, não nos podemos esquecer disto. Há os que agora despertam para a política, outros nunca desistiram de lutar - uns em Aveiro, outros em Lisboa e muitos outros socialistas espalhados pelo país. O PS não é só aquele que agitou as bandeiras no sábado, somos muitos, muitos mil, para continuar Abril. Também na blogosfera.

E o Porto aqui tão perto


A eurodeputada Elisa Ferreira afirmou que não descarta a hipótese de concorrer, pelo PS, à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas.

30 anos não são 31 Rodrigo


"Há uma Madeira antes e depois de Alberto João Jardim. Mais do que aproveitar as oportunidades soube criá-las. Alberto João Jardim é, de facto, o melhor político que o 25 de Abril nos deixou. Sem ironias, sem mas."

Rodrigo Moita de Deus

Rodrigo as minhas desculpas, mas discordo de ti - Alberto João Jardim não foi o melhor político que o 25 de Abril nos deixou, bem pelo contrário, foi o único político por quem o 25 de Abril não passou. Nos últimos 30 anos a Madeira viveu num regime oligárquico, onde a oposição foi por várias vezes mal tratada, foi um país à margem do resto do país, sustentado à custa dos subsídios de Lisboa, que como agradecimento recebia ventos de um pseudo-independentismo bacoco e que pecou sempre na sinceridade e barrou, mais uma vez o digo, na subsídiodependência. Por mais estradas e túneis que se tentem comemorar hoje, nunca se esqueçam que a liberdade está de luto.

segunda-feira, 10 de março de 2008

O dia Z

Zapatero conseguiu ontem uma vitória, não tão expressiva como se esperava, mas a meu ver semelhante à que Sócrates terá em 2009. Ambos são reformistas, embora Zapatero tenha tido uma coragem que o nosso primeiro-ministro não teve, nomeadamente no que aos assuntos ditos fraturantes diz respeito. Para além disto teve a coragem de tomar posições anti-belicistas, nomeadamente no Iraque e no diálogo com os movimentos bascos - quanto ao Iraque, parece que o PS e o governo português não têm posição.
Esperemos que José Sócrates governe, no final deste seu mandato, mais à esquerda, não esquecendo o programa que a Juventude Socialista apresentou a quando das eleições legislativas: parece que de um momento para o outro nos esquecemos das bandeiras do Casamento Civíl entre Homossexuais, a Liberalização das Drogas Leves e a Legalização da Prostituição.
Quanto à maneira de vestir, não nos preocupemos, essa é igual.

sábado, 8 de março de 2008

À direita da sensatez

A colagem da direita, de Paulo Portas a Menezes, à manifestação de hoje é brilhante - aliás a afirmação de que o líder do CDS, se fosse professor, iria ao protesto é absolutamente deliciosa, aliás gostava do ver a ouvir o comunista Carvalho da Silva a discursar aclamando a unidade sindical, seguido pela intervenção de Mário Nogueira, esse experiente professor que há 17 anos não sabe o que é dar uma aula.
Mas realmente Cavaco Silva tem razão, este desfile de hoje foi um hino à democracia, a mobilização foi histórica e os professores têm razão em alguns pontos. No entanto acho que a FENPROF não está escolher o melhor caminho, criticando tudo e todos, atacando por atacar e passando uma imagem da classe docente que só a descridibliza - ou seja, mecanizada pelos aparelhos partidários da esquerda e usada pelos partidos da direita, utilizando cartazes ofensivos a titulares de orgãos públicos e dando declarações à imprensa que injustamente passam uma imagem de ignorância, cabutinismo e arrivismo.

Eduardo Barroso

O que aconteceu com Eduardo Barroso é o espelho do que é um povo invejoso, sem noção do que deve ser um Estado Social e Meritocrático - no fundo, é o mesmo do que aconteceu a Paulo Macedo na Direcção-Geral dos Impostos. Ambos têm provas académicas e principalmente profissionais amplamente reconhecidas, ambos eram competentes naquilo que faziam e sobre ambos caiu a mesquinhez daqueles que confundem Serviço Público com Filantropia e Mecenato.
Um profissional que é bom, como ambos, já o disse, também o eram, deve ser chamado a servir o Estado, a contribuir para melhores serviços públicos e ser remunerado na justa medida do trabalho que desempenha - talvez convenha aqui lembrar a teoria da régua lésbica de Aristóteles, ou seja, devemos tratar o igual como igual e o diferente como diferente, isto sim é um verdadeiro conceito de Justiça.
Ao defender esta posição muitos me podem atacar dizendo que não sou de esquerda, enganam-se sou tão de esquerda que defendo estes valores e em congroência sempre apoiei a tributação às grandes fortunas e a taxa Tobin - mais uma vez trato o diferente como diferente.
Neste momento corremos o grave risco de vermos os melhores académicos a fugirem ou para fora do país ou para o ensino privado, de vermos os melhores gestores no sector privado e tudo que há de bom no Serviço Público ser afastado e ainda por cima mal tratado - a inveja é uma coisa muito feia.

Socialismo revisitado

Amigos, estou de volta à blogosfera. Como muitos de vocês devem saber, pelo menos os mais próximos, esta ausência deveu-se à campanha para a concelhia de Lisboa do Partido Socialista, onde apoiei o meu camarada e amigo Miguel Teixeira - um jovem de 30 anos que embora tenha saído derrotado desta batalha, tem ainda uma longa guerra pela frente, onde terá a responsabilidade de representar na CPC mais de 40% dos militantes do PS/Lisboa que lhe depositaram a confiança do seu voto.
Na política a derrota é o segundo melhor resultado a seguir à vitória - tenho a certeza que esse é o pensamento de todos os jovens, como eu, que participaram activamente neste movimento de renovação do Partido Socialista - que esteve longe de começar em Lisboa, ouvindo-se já ecos do mesmo um pouco por todo o país. No entanto, não posso deixar de fazer o mesmo que o Carlos Castro e dar os parabéns ao meu camarada Miguel Coelho, por mais esta vitória, esperemos que a promessa deste ser o seu último mandato seja para cumprir. Quem desejar ver os resultados eleitorais, pode fazê-lo no blog do PS/Lumiar a quem desde já dou os parabéns, pela excelente actividade na blogosfera.
Quanto ao futuro fica só uma mensagem: de hoje em diante o PS/Lisboa nunca mais será o mesmo. Uma oposição forte, em qualquer movimento político, garante sempre mais trabalho por parte de quem governa. A renovação interna urge, novas caras e novos protagonistas terão que vencer um dia o Partido Socialista, essa Mudança e Renovação já começaram ontem. Dia 7 de Março foi o início do fim de uma dinastia e eles sabem que eu sei, que eles sabem que eu tenho razão.