segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Os exames nacionais, os rankings e as escolas católicas

A maneira como o ensino privado católico se aproveita dos rankings para apregoar bem alto que tem o melhor ensino do país é uma vergonha. De facto podemos concluír que as escolas com melhores resultados no acesso ao ensino superior foram os colégios católicos, três dos primeiros cinco ligados à Opus Dei - Mas é preciso urgentemente restabelecer a verdade dos factos.
Se uma escola é pública significa que a ela tem acesso qualquer jovem cidadão que viva naquela área de residência, independentemente do rendimento dos seus pais e da possiblidade de ter problemas sociais vários, ora esta doutrina de olhar o próximo como um igual e o tentar ajudar deveria ser muito cara à Igreja Católica, mas não o é. Na verdade só têm acesso a estes colégios os filhos das famílias mais abastadas, que por mero snobismo os decidem colocar num colégio católico, pré-formatando as mentes menos esclarecidas com o ideário perigoso da Obra começada por José Maria Escrivá.
Não tenho nada contra o ensino privado, desde que o mesmo não se arrogue de valores que simplesmente não tem e de que não sirva para difundir o fanatismo religioso, através da separação das escolas por sexos por exemplo, como faz a Opus Dei e que na minha opinião deveria ser proíbido por lei. Práticas como esta são ainda resquícios do fascismo.
Tirando estes exemplos acredito que existam colégios que façam todo o sentido existir, ensinando valores democráticos e dando a possibilidade aos pais de optarem entre o público e o privado, sem que para isso tenham que colocar uma máscara de serviço religioso - o ensino privado é uma actividade empresarial como outra qualquer, só não queiram é utilizar este tipo de ensino para difundir o ideário salazarista e para alimentar uma igreja católica choruda e de contas bem recheadas. Tenham vergonha!

Cristina Krichner? Isso é para países do terceiro mundo

Ao que parece a Srª. ganhou e foi logo à primeira volta. Fico contente pelo facto de uma mulher ter conseguido, pela primeira vez, ser eleita presidente da Argentina - no entanto, não posso deixar de olhar com grande estranhesa para o facto do seu antecessor ter sido o seu marido.
Mas pelos vistos isto dos casais na política pegou mesmo moda, começou com Bill e Hillary, alastrou para o velho continente com Ségolène e agora parece ter chegado à América Latina.
Imaginem como é que seria se o mesmo fosse em Portugal? Provavelmente quando o Durão fugiu teríamos ficado a ser governados pela Margarida Sousa Uva e imaginem lá o que era termos a Maria Cavaco Silva como próxima P.R.? O país não teria orçamento para tantos assessores de imagem.

Rádio, TV e Sondagem

Para começar bem a semana nada melhor do que Ray Charles na "Rádio Aquela Opinião", em homenagem a alguém que foi apanhada por esta coisa das gripes. Na TV vamos recordar o sempre grande Menezes em 1995 e o seu "eixo sulista, elitista e líberal".
A sondagem é sobre o Tratado Reformador da UE, já que coloquei o Menezes na TV, então na sondagem teria que abordar alguma coisa séria - isto aqui não é só brincadeira!

Aquela pausa

Uma semana longe dos textos do blog, talvez por culpa do trabalho, ou então por causa da molesa com que me deparava sempre que olhava para o computador na secretária da sala. Agora voltei e com toda a força, novos textos vão animar a malta,vamos lá ver se esta semana isto consegue ser mais regular.

domingo, 21 de outubro de 2007

sábado, 20 de outubro de 2007

O Charrua voltou às aulas

Um excelente post do Tiago Barbosa Ribeiro.

Tratado

Espero sinceramente que o "Tratado de Lisboa" tenha mais impacto na vida dos europeus do que a Estratégia de Lisboa de 2000. Segundo a mesma, daqui a menos de três anos, deveríamos ser a economia do conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo, capaz de gerar mais empregos, sendo ambientalmente sustentável e assegurando a coesão social.
Das duas uma: ou Portugal não é Europa, ou a Estratégia de Lisboa não correu muito bem.

Miguel Sousa Tavares

Nunca o admirei especialmente, mas depois de ter lido o Equador fiquei fã da sua escrita, aguardo agora em pulgas para poder perder umas noites à volta do novo "Rio das Flores" - os romances históricos cada vez me cativam mais.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Faleceu João Camossa

Fundador do Partido Popular Monárquico e conhecido resistente anti-fascista, tendo sido julgado várias vezes juntamente com Salgado Zenha e Mário Soares. Foi um dos únicos advogados portugueses que no mesmo julgamento passou de advogado de defesa a réu. Depois do 25 de Abril foi membro da AML e apoiou jurídicamente a AD no parlamento.

Gattopardo

O novo blog de Pedro Mexia e Pedro Lomba. Promete.

domingo, 14 de outubro de 2007

Les Choses Secretes - Jean-Claude Brisseau

Trailler do Les Choses Secretes

Excertos do Les Choses Secretes

Há muito que aguardava por ver este filme de Brisseau. Tive o meu primeiro contacto com este realizador a quando da estreia de um seu outro filme, posterior, também ele legendado em português, de nome Les Anges Exterminateurs. Nesse filme o francês narra a história que o levou à prisão há alguns anos, após ter pedido às actrizes nos castings que se masturbassem em frente a uma câmara de filmar, isto durante a preparação de um polícial.

Durante esse tal policial, Brisseau descobre os mistérios da transgressão sexual através de uma das actrizes e decide realizar um outro filme sobre esta temática, assim nascia os Les Choses Secretes que contou ontem com horário nobre na RTP 2 - quanto ao policial nunca mais se soube nada.


Trailler do Les Anges Exterminateurs

Queimem a concordata

Na sua opinião, uma mulher que é agredida pelo marido deve manter o casamento ou divorciar-se?
Depende do grau da agressão.
O que é isso do grau da agressão?
Há o indivíduo que bate na mulher todas as semanas e há o indivíduo que dá um soco na mulher de três em três anos.
Então reformulo a questão: agressões pontuais justificam um divórcio?
Eu, pelo menos, se estivesse na parte da mulher que tivesse um marido que a amava verdadeiramente no resto do tempo, achava que não.

Reitor do Santuário de Fátima, Luciano Guerra, entrevista ao DN

O que Castro Almeida conseguiu fazer da minha cidade natal

São João da Madeira era até à pouco tempo uma cidade desenvolvida e com um poder de compra elevado, com o passar dos anos a cidade cresceu em número de habitantes, com isto agravaram-se as condições sociais e era preciso que a autarquia tomasse uma atitude. Primeiro o CDS e depois o PSD resolveram empacotar todas as famílias necessitadas em bairros sociais e com isto conseguiram que uma cidade com apenas 8 km quadrados e uma JF, fosse considerada a terceira com maior nível de criminalidade do país.

A oposição interna de Menezes

Parece que o novo rosto da oposição interna a Luís Filipe Menezes também é autarca e também é do norte, chama-se Manuel Castro Almeida e é presidente da CM da minha cidade natal, São João da Madeira. Este mendista de primeira hora, ficou conhecido por num célebre caso de corrupção que envolvia as empresas do ex-presidente da JF de S. João da Madeira, também do PSD, ter ido a julgamento dizer que era "normal" que os orçamentos autárquicos fossem falseados e feitos à "martelada" - acho que isto dá para ver mais ou menos o estilo do homem. No dia seguinte o jornal Público colocava o autarca e ex-secretário de estado em baixa no seu barómetro e questionava se o PGR andava a dormir perante a gravidade destas afirmações.

sábado, 13 de outubro de 2007

Televisão pública?

A programação da RTP parece que segue uma grelha de orientação salazarista, ora então vejamos, este canal público de televisão, pertença de um estado que se diz laico, passou a manhã a transmitir as cerimónias de Fátima, onde o secretário de estado do Vaticano apelou à "rebelião" dos cristãos face aos "senhores deste tempo" que exigem o seu silêncio "invocando imperativos de uma sociedade aberta" - caso para dizer: viva aos senhores do nosso tempo!
Logo à tarde é preciso alegrar o povo com a transmissão do Portugal - Azerbeijão. Só falta o fado e tinhamos a triologia do homem que caíu da cadeira.

O regresso do menino guerreiro

De volta ao Coliseu

Cheguei há pouco do Coliseu, do concerto do Caetano Veloso. O estilo mudou e as baladas deram lugar às guitarras eléctricas, os poemas cantados em dó maior foram trocados por um rock soletrado em inglês. Mesmo assim o espectáculo foi bom, diria mesmo muito bom e no fim sempre deu para ouvir a "leãozinho" com um abraço de ternura.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O congresso laranja minuto a minuto

Vídeo:
Transmissão em directo

Blogs:
Minuto a minuto no 31 da armada
Minuto a minuto no Blasfémias

O pacto secreto

Estou curioso em saber as listas apresentadas para Torres Vedras. Cada vez tenho mais certezas que no PSD o melhor que há é ser santanista, o homem tem sete vidas.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

O Durão, a FDL e o ensino burguês

Dia de luto

Pelo falecimento do camarada Fausto Correia.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

TV, Rádio e Sondagem

A coluna do lado direito sofreu três alterações:
1- Na TV "Aquela Opinião" o Barak Obama está de saída e deu lugar à Maria de Medeiros e ao seu vídeo de abertura do último Congresso Nacional do PS em Santarém.
2- Foi criada a Rádio "Aquela Opinião" que inaugura com a "My Way" do Frank Sinatra, em homenagem a uma pessoa muito especial.
3- A sondagem sobre a liderança do PSD que deu a vitória antecipada a LFM, foi alterada para dar lugar a mais uma sondagem sobre o partido mais maribundo de Portugal.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Nível educacional nulo

No outro dia lembro-me de ver uma reportagem num canal televisivo em que um jornalista ia perguntar a manifestantes, professores do ensino secundário, quem tinha sido o primeiro Presidente da República, o último rei de Portugal e em que ano tinha sido assinado o tratado de Tordesilhas - para o meu espanto muitos havia que não sabiam qualquer uma das respostas.
Isto não quer dizer que os professores do ensino secundário sejam todos maus, pois efectivamente muitos há que primam pela dedicação e competência. No entanto, é grave que um país tenha a educar as suas crianças, docentes que ao que parece não se inibem de demonstrar a sua ignorância e não sabem identificar os pontos de referência históricos de Portugal.
Grave também é o facto de um chefe de governo, a menos que seja um tirano, ser recebido numa cerimónia pública por uma série de populares que lhe decidem chamar todo o tipo de nomes. Este tipo de atitudes demonstram o nível educacional e principalmente civilizacional do nosso país, que pelos vistos anda pelo nível da calçada.

sábado, 6 de outubro de 2007

Lado a lado

Na última quarta-feira fui ao Coliseu dos Recreios ver o espectáculo de Mafalda Veiga com João Pedro Pais. Sempre apreciei muito a voz da primeira e nunca me deixei agradar pelo segundo. Preconceito? Talvez.
Sabia que a Mafalda tinha uma sonoridade interessante, no entanto sempre me fez alguma confusão o facto das letras serem despidas de uma qualquer consciência social e política. Já no caso do João Pedro este defeito acentua-se a níveis catastróficos.
Parti então para uma noite que pensava de alienação, precisava de descontrair e a companhia era boa. Jantei comida italiana e estava pronto para ouvir aqueles dois jovens de boas vozes e que eu tão mal conhecia.
Não posso dizer que o concerto foi brilhante, mas houve uns três pequenos promenores que me deixaram estonteado e satisfeito: as presenças em palco de José Mário Branco, Jorge Palma e Fausto.
Talvez os dois jovens de boa voz tenham demonstrado com isto que até têm consciência social e política e assim calaram os jovens preconceituosos que, como eu, sempre os acusaram de alienação - não fiquei o maior dos fãs de nenhum dos dois, mas gostei do espectáculo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

O regresso ao populismo

Mário Soares pode até ser acusado de falta de lucidez, mas falta dela terá talvez quem apoia um partido líderado por Menezes, com um porta-voz como Ribau Esteves e um provável líder de bancada como Pedro Santana Lopes.